O que é enxertia de Borbulhia?
A enxertia por borbulhia é realizada quando as plantas estão estabelecidas no campo, e quando atingem um diâmetro mínimo do caule, que permite a aplicação dessa técnica e o sucesso no pegamento do enxerto (Baldoni et al.
Quando se faz enxertos?
O período mais indicado para realização de enxertia está compreendido entre os meses de novembro e dezembro. Por cerca de doze meses após a enxertia, a união do enxerto com o porta-enxerto ainda não está completa, principalmente para a variedade Hass.
O que é um enxerto de plantas?
Mudas enxertadas são aquelas que passaram pelo processo de enxertia, a qual é uma técnica frequentemente utilizada em mudas frutíferas por diversos motivos. Sendo a planta que servirá de base para a nutrição mineral e o sistema radicular denominada de cavalo ou porta-enxerto.
Como ocorre o processo de enxertia?
Na borbulhia, a prática da enxertia consiste em se destacar uma gema vegetativa ou borbulha da matriz (planta-mãe) nobre que se quer propagar, e introduzi- la em muda de variedade rústica da mesma espécie ou de espécie aproximada na classificação botânica que se formou para porta-enxerto.
O que é a Borbulhia?
É o processo que consiste na justaposição de uma única gema sobre um porta-enxerto enraizado. A época de enxertia, para esse tipo de multiplicação, é de primavera-verão, quando os vegetais se encontram em plena atividade vegetativa (Simão, 1998).
Para que é usada a Borbulhia?
Esta é a mais usada no Sul do Brasil para se enxertarem pessegueiro e ameixeira. Utiliza borbulha ou gema única e possibilita a produção da muda em apenas um ciclo vegetativo. Normalmente, é realizada em novembro-dezembro em porta-enxertos com diâmetro de cerca de 10 mm.
Qual a melhor altura para enxertar Laranjeiras?
Enxerto em forma de T Em seguida, você escolhe a laranjeira onde deseja colocar o enxerto e deve colocá-la a cerca de 25cm do solo. Quanto mais perto do solo, mais água e nutrientes pode receber e, portanto, maior a taxa de sucesso.
Para que fazer enxerto?
O enxerto é indicado em situações nas quais o solo não apresenta as condições necessárias para o crescimento de determinada espécie. Enxertando uma planta na outra, esta com resistência às condições locais, teremos uma planta produtiva.
Para que serve o enxerto nas plantas?
O enxerto de plantas permite o cultivo de diversas espécies em regiões onde, normalmente, não haveria possibilidade do plantio por fatores climáticos, condições do solo ou pela presença de pragas.
Qual a vantagem de se fazer uma enxertia?
Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.
Quais os três métodos de enxertia?
Os tipos de enxertia foram: garfagem no topo em fenda cheia, garfagem no topo à inglesa, simples, garfagem no topo à inglesa, complicada, garfagem em fenda lateral e borbulhia em placa.
Qual é o objetivo da realização da enxertia?
OBJETIVOS DA ENXERTIA A enxertia, como método de controle de patógenos do solo, tem como fim evitar o contato da planta sensível com o agente patógeno. Enxerta-se a cultivar comercial sobre um porta-enxerto resistente, pertencente a outra cultivar, espécie ou gênero da mesma família botânica.