Como achar registros de imigrantes?
A Instituição ideal para pesquisadores imigrantes/estrangeiros é o Arquivo Nacional, que detém em seu acervo todo o registro de estrangeiros que vieram para o Brasil. Para consultá-los, acesse www.arquivonacional.gov.br.
Quando os imigrantes chegaram ao porto de Santos?
A chegada a Santos do navio Kasato-Maru, em 18 de junho de 1908, com os primeiros 781 imigrantes japoneses para trabalhar nas fazendas de café de São Paulo, deu início a uma história que aproximaria para sempre santistas e japoneses. Hoje, no Brasil, são 1,5 milhão de descendentes.
Como procurar por um antepassado no Sian?
Para pesquisar no acervo do Arquivo Nacional, basta acessar o SIAN: http://sian.an.gov.br, realizar um cadastro, clicar em ‘Fundos/Coleções’ e ‘Pesquisa Digital 2.0’.
Como achar parentes imigrantes?
Veja abaixo como funcionam e como pesquisar neles.
- Arquivo Nacional. Descendentes de imigrantes que desembarcaram no Rio de Janeiro, no período de 1875 a 1910, podem ter acesso fácil a informações dos seus antepassados.
- Family Search.
- MyHeritage.
- Museu da Imigração.
Como localizar documentos de imigrantes italianos?
Para saber se os documentos que você procura estão disponíveis virtualmente, você deve acessar o SIAN, o Sistema de Informações do Arquivo Nacional, fazer um cadastro e pesquisar pelo sobrenome do imigrante que você está procurando.
O que acontecia quando os imigrantes e migrantes desembarcavam no Porto de Santos?
Os imigrantes desembarcavam no Porto de Santos, com suas famílias, deixando do outro lado do oceano, seus infortúnios e miséria, em busca de trabalho e prosperidade, na terra estrangeira. Assim que ficou pronto, o edifício acomodou cerca de 1200 imigrantes.
Qual era o nome do local onde os imigrantes eram recepcionados antes de ir para as lavouras?
As hospedarias de imigrantes eram estruturas especificamente criadas a partir da segunda metade do século XIX para receber cidadãos estrangeiros recém-chegados ao Brasil, que seriam posteriormente destinados a colonatos e fazendas no interior do país ou mesmo a serviços urbanos em cidades como São Paulo e Rio de …
Como achar nomes de imigrantes italianos?
Instruções para realizar a pesquisa:
- Faça um cadastro e crie um login no site Gov.br.
- Após fazer um cadastro, você será direcionado para o site do SIAN .
- No campo “Código de referência”, digite “OL” e clique em “Pesquisar”.
Onde encontrar documentos de imigrantes italianos?
Como pesquisar entrada de imigrantes no Arquivo Nacional?
Como pesquisar lista de passageiros no Arquivo Nacional?
No fundo “Listagens dos vapores que desembarcaram no Brasil”, é possível pesquisar as listas de passageiros das embarcações que entraram no Brasil do ano de 1875 até 1964. A pesquisa nesse conjunto pode ser realizada on-line, através do site do Arquivo Nacional, no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).
Quais os imigrantes que entraram pelo porto de Santos?
As informações constantes no documento têm fé pública e comprovam a entrada de um ou mais estrangeiros no Brasil. Os imigrantes que entraram de navio pelo porto de Santos entre 1888 e meados de 1978. Lembramos que existem lacunas na documentação.
Como fazer a consulta de imigração no porto de Santos?
Os pedidos de consulta devem ser feitos preferencialmente por e-mail [email protected] o setor atende também pelo telefone: (21) 3806-6157. Quanto aos imigrantes desembarcados no Porto de Santos o Memorial do Imigrante fornece apenas a certidão de desembarque.
Que regiões do Brasil são repletas de imigrantes?
Algumas regiões do Brasil são repletas de imigrantes da Itália, Portugal e Espanha, por exemplo. Para fazer esse pulo entre o Brasil e o país de origem do seu antepassado, nada mais importante que os registros de entrada no país, geralmente nos portos de Santos e do Rio de Janeiro.
Qual o acervo da imigração de São Paulo?
Também compõe este rico acervo uma série de fontes representativas da inserção econômica da população imigrada. Este site visa ser uma porta de entrada a essa documentação, um instrumento de acesso às informações sobre os imigrantes de São Paulo.