Como se chama os bois bumbás de Parintins?
Caprichoso e Garantido. Garantido e Caprichoso. O Festival de Parintins tem como anfitriões dois bumbás, nascidos das tradicionais brincadeiras de ruas, das promessas e das lendas, que passaram pelos tablados e hoje são os donos da festa na arena do Bumbódromo.
O que é boi Bumbá de Manaus?
No Médio Amazonas e Parintins (AM), o folguedo geralmente ocorre durante as celebrações juninas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro. Nesses contextos, há três principais versões da dança dramática: o Boi de Terreiro, o Boi de Rua e o Boi de Arena.
Quais são as cores dos bois Garantido e Caprichoso respectivamente?
A festa acontece em junho no bumbódromo, um tipo de estádio com capacidade para 35 mil pessoas e que tem o formato de uma cabeça de boi. A festa dura três noites, o Boi Garantido (de cor vermelha) e o Boi Caprichoso (de cor azul) fazem as suas apresentações.
Quais são as duas cores que representam os dois grupos da competição da festa em Parintins?
Nove anos depois foi fundado o boi Galante, que viria a se chamar Caprichoso a partir de 1925. O Garantido, de cor vermelha, é o boi mais popular, enquanto o Caprichoso, de cor azul, representa a elite amazonense. Até o ano de 1987, a disputa entre os bois aconteciam no centro de Parintins.
Quais os nomes dos bois de Parintins e as cores?
As apresentações, que começam na última sexta-feira do mês de junho indo até domingo, simbolizam uma disputa a céu aberto entre duas agremiações folclóricas Boi Garantido (vermelho) e Boi Caprichoso (azul), que acontece no Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, com capacidade para 35 mil …
Como é chamado o festival de Parintins?
O Festival Folclórico de Parintins é um evento que acontece anualmente na última semana do mês de junho, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Quantos bois existem no boi-bumbá amazonense?
Uma pesquisa realizada pelo projeto ‘Hoje tem festa de boi’ aponta a existência de mais de 120 bois-bumbás em 23 cidades do Amazonas. As danças e encenações dramáticas folclóricas, que carregam traços das culturas europeia, afrobrasileira e indígena, constituem um bem cultural imaterial.
Como surgiu o boi-bumbá no Amazonas?
A história do boi-bumbá amazonense não começa no Amazonas, começa no Maranhão, nos folguedos do bumba-meu-boi, com base no auto do boi, tendo como personagens principais o boi, o pai Francisco e a mãe Catirina e o amo do boi. Nele há também Cazumbá e os índios, que entram na história para “caçar” pai Francisco.
Quais as cores do Boi Bumbá?
Art. 37 – A cor padrão da Associação Folclórica “Boi-Bumbá” Caprichoso é AZUL e do “Boi-Bumbá” Garantido é VERMELHA.
Como se chama os dois grupos de boi bumbá?
O Garantido, que usa o vermelho, é conhecido como “boi do povão”, por ser bem popular e manter o ritmo tradicional das músicas típicas. O Caprichoso, adepto do azul, é o “boi da elite” e tem canções mais aceleradas e modernas. Nos primórdios, a disputa era informal e rolava no centro da cidade.
Qual o nome do boi que é representado pela cor azul e possui uma estrela na testa?
História. O Caprichoso defende as cores azul e branco. Seu símbolo é a estrela azul, a qual exibe em sua testa desde 1996. É o Guardião da Floresta, do folclore parintinense, do imaginário caboclo e do lendário dos povos indígenas.
Quais são as cores do Boi Bumbá?