O que é um evento subsequente?
Evento subsequente é aquele evento, favorável ou desfavorável, que ocorre entre a data das demonstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emissão dessas demonstrações.
São exemplos de eventos subsequentes?
Tipos de Eventos Subsequentes: Exemplo: acordo de fusão, incorporação ou cisão ou ainda dano ambiental significativo que pode comprometer a continuidade das atividades da entidade.
O que seria um evento contábil e como pode ser identificado?
Dois tipos de eventos podem ser identificados: (a) os que evidenciam condições que já existiam na data final do período a que se referem as demonstrações contábeis (evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações que originam ajustes);
O que é CPC 24?
O CPC 24 é a diretriz que rege os eventos ocorridos após a data do encerramento e este estudo aborda tais acontecimentos, denominados de Eventos Subsequentes. Os resultados apontaram que 39,29% apresentavam Eventos Subsequentes, evidenciou-se que a aplicação do CPC em questão não foram cumpridas.
Qual o objetivo da norma CPC 24?
O Pronunciamento Técnico CPC 24 – Eventos Subsequente, possui correlação com a norma internacional IAS 10 e tem como objetivo determinar em qual momento a entidade deve realizar ajustes nos seus Balanços Patrimoniais e nas demonstrações contábeis em geral quando ocorrer um evento após a data do balanço.
Quais as principais características do CPC 24?
CPC 24 Eventos Subsequentes Principais Características do Pronunciamento Este Pronunciamento estabelece que a entidade não deve preparar suas demonstrações contábeis segundo o pressuposto da continuidade se os eventos subsequentes ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis indicarem que o …
Quais eventos subsequentes acima não originam ajustes nas demonstrações contábeis?
Um exemplo de evento subseqüente que não origina ajustes é o declínio do valor de mercado de investimentos ocorrido no período entre a data do balanço e a data de autorização de conclusão da elaboração das demonstrações contábeis.
Quais os tipos de procedimentos de auditoria?
Ademais, listamos os principais procedimentos de auditoria:
- Contagem física (comumente chamado de “Inventário”;
- Confirmação com Terceiros;
- Conferência de Cálculos;
- Inspeção de Documentos;
- Observação;
- Reexecução;
- Procedimentos Analíticos;
- Indagação.
Qual o objetivo do Pronunciamento CPC 24?
Qual o objetivo do CPC 25?
O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 25 é o de assegurar que sejam aplicados critérios de reconhecimento e bases de mensuração apropriados a provisões, passivos contingentes e ativos contingentes e que seja divulgada informação suficiente nas notas explicativas, para permitir que os usuários entendam a sua natureza …
Qual o objetivo do CPC 24?
Em sua própria redação, o CPC 24, menciona que sua finalidade é determinar quando devem ser ajustadas as demonstrações contábeis no que diz respeito a eventos subsequentes ao período contábil a que estas se referem.
São exemplos de eventos subsequentes à data do balanço que exigem que a entidade ajuste os valores reconhecidos em suas demonstrações contábeis ou reconheça itens que não foram anteriormente reconhecidos?
Tais eventos subsequentes exigem que a entidade ajuste os valores reconhecidos em suas demonstrações ou reconheça itens que não tenham sido previamente reconhecidos, EXCETO: a) Descoberta de fraude ou erros que mostrem que as demonstrações contábeis estavam incorretas.